O que é o SAS/RJ?
O Sistema de Alertas de Secas para o Estado do Rio de Janeiro é um monitor de secas e funciona como um processo de acompanhamento regular e períodico da seca no estado do Rio, cujos resultados consolidados são divulgados por meio de um mapa que pode ser encontrado na seção Home e por meio de alertas via e-mail para aqueles que se inscreverem no site. O mapa é mensal e apresenta a situação da seca nas regiões do estado, assim como as regiões que não foram afetadas pelo fenômeno.
Nos locais com seca, o Monitor mostra, com uma escala de cores, o grau de severidade da seca, que pode ser: fraca, moderada, grave, extrema ou excepcional.
Para aqueles que se inscreverem pelo site, ao cadastrar uma região de interesse, receberão alertas em caso de secas na região.
Como são calculados os índices de seca?
Para a confecção dos mapas são usados dois tipos de índice, comumente utilizados como parâmetros para medição de secas, o SPI - Standard Precipitation Índex (traduzido como Índice de Precipitação Padronizado) e o SPEI - Standardized Precipitation-Evapotranspiration Index (traduzido como Índice Padronizado de Precipitação e Evapotranspiração). Ambos podem ser consultados para o período de 1, 3 ou 6 meses. Para mais informações sobre o SPI consulte o site do CPET, e para mais informações sobre o SPEI consulte o site da World Meteorological Organization (em inglês).
Por que um Mapa de Secas é importante?
O estado do Rio de Janeiro sofre períodos de estiagem que impactam agricultura, abastecimento público e ecossistemas. Monitorar secas permite planejamento mais eficiente de uso de água e prevenção de impactos socioeconômicos.
Sobre o projeto SAS/RJ
O projeto SAS/RJ foi desenvolvido pelos alunos do IME (Instituto Militar de Engenharia) Davi Braga, Marco Kossooski, Eduardo Palos, Davi Brasil e Brenno Zanandrea, orientados pela Profª Raquel Aguiar, em parceria com a Defesa Civil do Rio de Janeiro, a fim de auxiliar na prevenção de problemas relacionados ao fenômeno da seca no estado.
